tentativaslogo-16_edited.jpg

Mateus Lins

A minha primeira publicação foi uma participação em antologia, no ano de 2011. Desde então, participei de antologias literárias como autor, organizador e coordenador editorial.

Organizei as antologias Crônicas das Terras Esquecidas e Um Fragmento Chamado Vida para a Modo Editora, ocasião em que também trabalhei com a leitura crítica e preparação dos textos selecionados. Para a mesma casa editorial, coordenei a publicação da obra Espaço Restrito, antologia organizada por Tyanne Maia e Rodrigo Ortiz Vinholo.

CLIQUE PARA MAIS INFORMAÇÕES

Um Fragmento Chamado Vida.jpeg
519FIxSdlHL.jpeg
Crônicas das Terras Esquecidas.jpg
Equinócios de Amor.jpg
O Hospício de Muskov.jpg
Anno Domini.jpg
 
Um Fragmento Chamado Vida.jpeg

UM FRAGMENTO CHAMADO VIDA

Modo Editora, 2018

Organização, leitura crítica e preparação de originais (Mateus Lins e Tyanne Maia)

Conto publicado: O último romântico do mundo

 

Sinopse: Com distintas releituras da sociedade contemporânea, a antologia Um Fragmento Chamado Vida convida o leitor para um passeio inquietante por fendas sociais cotidianamente negligenciadas, provocando questionamentos íntimos sobre as relações humanas.

A obra propõe a compreensão e a reflexão acerca das diversas formas de relacionamento em um mundo caótico, egoísta e conectado pela tecnologia, em que as pessoas parecem tão próximas e ao mesmo tempo tão distantes umas das outras.

Crônicas das Terras Esquecidas.jpg

CRÔNICAS DAS TERRAS ESQUECIDAS

Modo Editora, 2017

Organização, leitura crítica e preparação de originais

Conto publicado: Lágrimas em Sangue

 

Sinopse: “Os velhos sábios já diziam que, se uma terra entrasse em esquecimento, sua existência não faria mais sentido, então, para os deuses, não valeria a pena mantê-la viva.”

Na época das grandes navegações, um navio inglês liderado pelo bravo capitão Wiliam Morgan cruza os mares na missão de encontrar um dos maiores tesouros que a humanidade já ambicionou.

Em meio à jornada, a tripulação cai em uma das cachoeiras do fim do mundo e desembarca em uma terra nova, repleta de enigmas que levarão as mentes mais sóbrias à insanidade. O navio atraca nas Terras Esquecidas.

Nessa antologia, estão reunidos quinze contos de autores que se aventuraram a bordo dessa expedição que ultrapassa as fronteiras geográficas. Junte-se a eles e prepare-se para encontrar o medo, decifrar mistérios, suportar conflitos que transcendem a própria natureza humana e embarcar em uma viagem só de ida às Terras Esquecidas.

O Hospício de Muskov.jpg

O HOSPÍCIO DE MUSKOV

Editora Wish, 2017

Conto publicado: Incógnitas de Muskov

Sinopse: Inaugurado em 1812 e destruído após a guerra, em 1945, o Hospício de Muskov foi palco de atrocidades, assassinatos, muito medo e sofrimento. Fundado por um psicólogo húngaro, o lugar era conhecido como centro de referência para tratamentos psiquiátricos. Em uma época de pouca tecnologia, buscava-se a cura através de métodos cruéis, utilizados sem restrição. Um diagnóstico precipitado era suficiente para levar uma pessoa saudável às portas da insanidade.

Livre-se dos preconceitos e mergulhe nas profundezas da mente humana — um lugar onde muitas vozes se misturam, quebrando o tecido da realidade e tornando a verdade indistinguível. Psiquiatras, enfermeiros, enfermos - todos eles têm uma história sobre este lugar. Uma história que nos leva à decadência do Hospício de Muskov.

519FIxSdlHL.jpeg

SENTIMENTOS À
FLOR DA PELE

Financiamento Coletivo, 2016

Conto publicado: Ratos em Sangue

Sinopse: Acostumados a discutir literatura, 10 podcasters literários – dos programas 30:MIN, CabulosoCast, LivroCast, LiterárioCast e Drone Saltitante – tiveram de escolher sentimentos e transformá-los em personagens dominantes de seus contos. O resultado é um livro pequeno, mas como dito em uma frase de Sandman: “Algumas coisas são grandes demais para serem vistas. Algumas emoções enormes demais para serem sentidas.”

Equinócios de Amor.jpg
Fora de estoque

EQUINÓCIOS DE AMOR

Editora Alcantis, 2012

Conto publicado sob pseudônimo de Augustos Reis: Entardecer

Sinopse: Antologia que traz para o universo literário uma série de contos românticos inspirados no relacionamento humano romântico e apaixonado, produzidos por novos talentos da literatura nacional que demonstram, nesta linda obra, bastante personalidade com narrativas que encantam e emocionam o leitor.

O livro reúne contos que abordam questões como relacionamentos proibidos, paixão arrebatadora, destinos cruzados, entrega incondicional, mas também traz contos que discorrem sobre as oportunidades perdidas e os desdobramentos de um amor que não foi correspondido.

* A antologia foi resultado do Concurso Literário Escritor Contemporâneo (CLEC), promovido pela Editora Alcantis em 2011.

Ambientação, personagens e acontecimentos bem desenvolvidos e explorados. O autor consegue ser fino e hábil. Ao mesmo tempo em que é simples sua narrativa consegue ser também arrebatadora.

LEITORA VICIADA, 
CRÍTICA AO CONTO ENTARDECER

Anno Domini.jpg
Fora de estoque

ANNO DOMINI - VOLUME II - MANUSCRITOS MEDIEVAIS

Editora Andross, 2011

Conto publicado: Cinco Minutos

 

Sinopse: Houve uma época em que cavaleiros empunhavam suas espadas em lealdade ao Senhor, enquanto, em meio à bruma mais densa, a fome e a peste castigavam os mais humildes. Essa era a Idade Média, também conhecida como A Idade das Trevas. Nesse mundo, escritores e artistas deram vida a seres imaginários, como bruxas, magos e dragões. Em Anno Domini - Volume II - Manuscritos Medievais, a Idade Média real se mescla com a imaginária, originando tramas mágicas em uma atmosfera sombria.